sábado, 31 de outubro de 2009

Também trabalho....e pior viagem da minha vida!!

Caros leitores, vou relatar dois dias da minha vida aqui na Polónia.
Fui para uma aldeia (Rutky) trabalhar na minha tese.....
No dia 29 (Quinta-Feira), eram 5h13 da manhã e o meu despertador tocou, lá fui tomar uma banhoca com água morna, portanto o dia não começou logo muito bem, fiz a mala e fui de táxi rumo à estação dos comboios (designada de Dworzec Zachodni). Cheguei 20min antes do hora marcada e esperei pelo meu colega de laboratório, Konrad P....... não me recordo do nome mas sei que é muito complicado de pronunciar e escrever.
Lá se colocámos no comboio rumo a Gdañsk (no Norte, junto ao mar Báltico), na qual, iriamos depois apanhar o autocarro para a tal aldeia. tive a sorte de tirar uma foto a uma rapariga muito...muito gira, sem ela ver claro, eheheh, está um bocado longe, mas só quero realçar que estava muito frio, mas nem assim elas (polacas) deixam de andar de saias curtas. Bem, mas isto foi um aparte. À direita é uma foto de um horário dos autocarros. É extremamente dificil perceber o que lá está escrito. E esta foto também não é das melhores.
Prosseguimos a viagem rumo ao destino, na qual, demorámos 1h30 para andar 25km, pois a estrada estava em obras! Às 13h00 chegámos ao ansiado destino, centro de aquacultura onde produzem algumas espécies de peixes, numa aldeia onde não se vê quase ninguem. Lá, encontrei-me com meu coordenador, Konrad Ocalewicz, e começámos a trabalhar, ou seja, apanhar uns peixes (híbridos com 1ano de idade de duas espécies diferentes de truta, creio) e retirar umas amostras de sangue, rins e barbatanas.



Na primeira foto estou eu, no meio o meu coordenador e à direita o meu colega de laboratório, como podem ver na segunda foto, eu afinal também trabalho, e não ando por aqui só na borga e outras coisas do género, como já pude constatar nos comentários. Eu, afinal de contas, vim para a Polónia, para quem não sabe acabar o meu Mestrado em Aquacultura.
De realçar, que também fiz m.... , a fazer lembrar os tempos áureos do templária nas aulas práticas, ou seja, como português que sou, e a mania que sabemos fazer tudo, também tentei fazer sozinho, mas obviamente troquei algumas substâncias e estraguei duas amostras. Segunda-Feira irei verificar se fiz mesmo m.... ou não!
No dia seguinte, Sexta-Feira, de manhã bem cedo, voltei ao laboratório, para continuar, acabando aproximadamente às 13h. De seguida fiz-me de novo à estrada e chegámos à estação dos comboios de Gdañsk, antes do tempo, então fomos comer ao McDonalds, é mais barato do que em Portugal!
Agora vem a parte pior de toda esta pequena aventura....
Comprámos os bilhetes de comboio para regressar a Olsztyn, e quando o comboio chega....estava cheio, eu para entrar tive de empurrar as pessoas e fiquei junto à porta. Portanto imaginem uma viagem de 3h, em pé o caminho todo, pareciamos sardinhas enlatadas, sem espaço para dobrar um joelho. Eu pensava que os nossos comboios em Portugal eram maus, mas esqueçam, aqui é muito mau mesmo, imaginem quando alguém queria ir à casa de banho, o sofrimento que era para todas as pessoas. Podem imaginar a quantidade de vezes que tive de recorrer àqueles nomes portugueses...f... da p... ; c..... do c...... entre outros tantos.
Enfim, a pior viagem da minha vida, com certeza....



3 comentários:

  1. O mac tb eh mais barato aqui! em portugal só nos querem chular!!!
    E só uma dúvida..Gdansk escreve-se como se fosse espanhol, com o til no N? Isso quer dizer q se lê Gdanhsk?

    ResponderEliminar
  2. sim, leva til, axo k a pronuncia é como se fosse espanhol...ou pelo menos parecido

    ResponderEliminar