segunda-feira, 26 de outubro de 2009

De Haan (o Galo)

De Haan , que quer dizer o Galo, é uma pequena vila no meio dos 75kms de costa, que a Bélgica tem a Norte.

Apesar de já cá estarmos hà mais de 1 mês, os meus colegas de curso (EMBC) ainda era algo estranhos para mim...nem todos, mas maior parte. Eis que uma amiga (Johanna) alemã mas de sotaque totalmente british decidiu convidar a turma toa para um mega fim de semana junto ao mar onde esta tem uma maravilhosa casa de férias...zona de ricos.

No total somos 18 alunos, mas só 10 compareceram para o tal encontro (no total eramos 12 porque havia mais 2 pax doutras origens). A ideia era conhecer-nos melhor uns aos outros e como é típico de outras culturas, os meus colegas Indiano, Chinês e os 2 Banglalis inventaram desculpas para não ir...creio que existe por vezes receio de choque cultural e hábitos diferentes o que torna as coisas mais complicadas para os Ocidentais que querem sempre conhecer mais pessoas e são mais abertos, a meu entender.

Complicações à parte, depois das aulas embarcamos, uns de carro, outros de comboio para o NW da Bélgica, mas como isto é pequeno, demoramos cerca de 40 min para fzer 60 km que distanciam Gent e De Haan.

No Sábado à tarde, depois de todos estarem reunidos fomos até à praia, que estava com um ar muito triste e cinzenta mas cheia de locais a passear os seus cães e crianças como um fim de semana normal. O mais extraordinário é que estava a chover desde manhã, o que não nos impediu de fazer uma mega tartaruga na areia, mas deixou-nos bem encharcados.
Confesso que ainda não me banhei nas águas do mar do Norte, mas esse mergulho há de vir...não é pelo frio, nem pela chuva ou falta de sol, mas é mesmo porque a água por estas bandas é bem suja, ou em termos científicos, apresenta bastante resusspensão de matéria orgânica, uma visibilidade acima do 1metro de profundidade e pouca ondulação.

Noite de cartada, copos, musica, jantarada e imaginem só que aqui também se joga "Jungle Speed", aquele que tem o pilão de madeira no meio da mesa...

Já no domingo, estava um dia fabuloso, tirando o vento, acordarmos tarde devido à festa que fizemos em casa e da hora ter mudado, lá tomamos o pequeno almoço a horas decentes para um Domingo e decidimos sair das 4 paredes para apanhar ar.

Alugamos umas bicicletas/carro com pedais, flinstones para 11 (6 lugares com pedais e outros 3 para ocupantes passivos mais 2 para crianças). Em uma hora conseguimos estragar o 1carro (depois fomos lá trocar), a Carolina torceu o pé, conseguimos fazer saltar uma roda do 2º carro, o que fez com que tivessemos que empurrar o carro, em vez de pedalar. O que vale é que estavamos bem dispostos.



Als het u Belieft

1 comentário: