quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Conviviendo con tortugas

Pouco a pouco a minha cabeça, que teimou em ficar mais uns dias em Cofete, volta a reencontrar-se com o meu corpo em Morro Jable, o qual não perdeu tempo em se conspurcar novamente com valores como stress e a fadiga que existem em qualquer meio civilizado que se preze. Lentamente a ideia de uma casa de banho que não seja ao relento começa a ter a sua lógica e essas caixas mágicas que nos trazem imagens de todo o mundo começam novamente a parecer-me familiares de um passado não muito distante.
Uma rotina de trabalho começa a mecanizar-se que consiste em começar pelas 9 da manha a laborar com as quinhentas e tal tartarugas que nasceram, limpando-as, curando-as, alimentando-as, medindo-as e explicando aos turistas, ou melhor desbobinar aos turistas toda uma lengalenga que de tantas vezes dita me começa a soar familiar. Ainda hoje, num destes rituais quando explicava a uma família alemã toda uma panóplia de curiosidades relacionadas com a temática das tartarugas, fui surpreendido por um gesto de apreço inesperado quando este nos deixou na caixa das contribuições uma destoante nota de 50 euros! Enfim estes alemães ou são muito ligados às causas que envolvem tartarugas, ou fui visitado por um magnata alemão qualquer hoje que se queria livrar das notas de 50 euros por capricho, ou simplesmente enganou-se na nota, já que adjectiva-lo de louco me parece um pouco injusto tendo em conta a sua contribuição.
E é assim que se avizinha os meus próximos meses uma espécie de 101 dálmatas em versão tartarugas. Numa tentativa de dar um pouco mais de colorido à vida destes meus novos companheiros comecei a baptizar alguns dos membros desta nova geração até onde a minha imaginação me permitiu, deste imortalizar a minha família mais próxima, passando por oferecer como prenda de aniversário ao meu primo a possibilidade de apelidar uma tartaruga ou só simplesmente porque sim.
Imagino que se uma tartaruga pudesse falar iria com certeza preferir chamar-se Donatelo, Rafael, Miguel Ângelo ou Leonardo (estes quatro eram óbvios mas não resisti em dá-los) do que C53, H32, X47 ou K2. Até já existem duas tartarugas que por sugestão de outras duas escamas, ficaram imortalizadas com o nome da mais azarada de todas as escamas e da escama que anda a partir corações pela Europa central. Como fruto destes pequenos gestos e graças ao ambiente contagiante com que tenho vivido todos estes dias, começo a ganhar uma empatia por estes bichos, e a verdade é que quando me aparece deles despromovido de vida, o meu subconsciente que provoca um silêncio um pouco desconfortável por alguns segundos, gesto este que ainda não me preocupei em dissecar.





Para além deste quotidiano no mínimo atípico, ando com o jipe da organização numa altura em que cumpro mais ou menos um mês de carta. A realidade é que devo de admitir que é me inevitável andar todo emproado à medida que cruzo as ruas Canárias e sou bombardeado com meia dúzia de olhares dos mais curiosos, mas normalmente este sentimento não dura muito tempo, pois caio desamparado na firme e dura realidade após deixar o carro ir abaixo e as janelas me parecem tão grandes onde se torna impossível esconder-me. Para que fique registado para a posteridade, aqui vos deixo um desses típicos momentos de ostentação.

13 comentários:

  1. Olha que bela pegada ecológica!!!! (não ligues, é só inveja)

    Paes et al.

    ResponderEliminar
  2. Imagino quantas tartarugas já conseguiste matar....já deves ter pisado umas quantas....nem é típico teu,nem nada...
    Sempre que um gajo anda todo emproado no carro, acontece qualquer coisa, como deixar o carro ir abaixo...é normal...
    espero que a minha tartaruga (chewbacca) ainda esteja viva....mete-a ao lado da tartaruga sininho, que ela vai matá-la...eheheh

    ResponderEliminar
  3. e a operação polonia como ficou afinal?isto das tartarugas é muito bonito mas cheira me que daqui a uns tempos me vai começar a saber a pouco...!

    ResponderEliminar
  4. Xavalo, as pobres coitadas hão de ter nome, mesmo que chewbaca ou C53. Tás a trabalhar com as Caretta ou c Lepidochelys kempii?

    Arranja lá uma tortuga mucho más guapa que a chewbaca c/ o fantástico nome de Paes.

    Elas eclodem nas areias da praia de desova e depois de tratadas são libertas no mesmo sítio? É uma pergunta pertinente, porque como deves imaginar, são estes pequenos répteis que me levaram à Costa Rica, susitando muito interesse da minha parte.

    Para quê ter carros rápidos quando só se pode andar a 120kms/h (Para quê ter pick-ups todas kitadas, quando não se dá conta do recado?) ehehe...vais lá com a prática.

    ResponderEliminar
  5. já bateste qtas vezes? e não mintas!

    ResponderEliminar
  6. Ohh meu caro amigo é com todo o prazer que te ponho uma tartaruga com o nome que quiseres! Só tens de me dizer um número, uma letra e o nome que queres imortalizar que amanha personalizo mais uma do meu exército de tartarugas!
    As tartarugas com que estou a trabalhar são da espécie caretta caretta e normalmente na natureza uma em mil voltam à praia de onde nasceram para desovarem, mas nós ao mantê-las um ano, quando as libertamos fazemos com que a de probabilidade de sobreviveram e de voltarem suba para uma em cem...e visto que isto é um projecto de reintrodução dá jeito que elas voltem!
    Um abraço e fico à espera do numero e do nome então!

    ResponderEliminar
  7. E pelo que estou a ver mais uma escama que chegou ao seu destino! Não sejas maluco, o meu nome do meio é segurança

    ResponderEliminar
  8. Essas tartarugas parece aqueles personagens do DragonBall: C16, C17 e C18.

    Aqui um àparte: estagiei num JI onde uma das crianças ía ter um irmão. O primeiro nome que sugeriu aos pais foi, nada mais nada menos que, Donatelo. O nome seguinte foi Cristiano Ronaldo.

    Bem, não tenho muito que ver com isso, pois nem te conheço, mas, Arestides é um nome giro.

    Boa continuação com essas tartarugas!

    ResponderEliminar
  9. também não tenho nada com isso mas arestides não existe, é mais aristides!

    ResponderEliminar
  10. Não se briguem, ponho uma Arestides e outra Aristides!

    ResponderEliminar
  11. que chato Lauro.....
    Eu quero outra com o nome de Anacleto

    ResponderEliminar
  12. Fod..... laoro! TU ES MM XATO, CALA-TE COM IXO DOS EROS! JÁ TAMOS FARTOS DE TÓVIR COM O CARANHO DOS EROS!!!!!
    ÉS CONPELETAMENTE INSOPORTÁVEL!!!!
    ABRASSO

    ResponderEliminar