quinta-feira, 27 de maio de 2010

Dyma fi!!!

Finalmente deixo-me de 'preguicites' e de desculpas manhosas para não escrever neste espaço repleto de emoções, onde seis humildes escamas espalhadas por toda a Europa, relatam todas aquelas experiências que um dia serão relembradas como uma das melhores coisas das nossas vidas!!! Aproveito este lindo nascer do sol de terras galesas para vos contar um pouco de tudo aquilo que tenho feito estes últimos meses e como corre a vida aqui nesta pequena mas bela cidade.

Pois bem... foi precisamente no dia 18 de Janeiro que escrevi o meu último post neste blog, no qual muito me orgulho de fazer parte! =) A todas as escamas, amigos, leitores apresento as minhas desculpas!

Posso dizer que muita coisa aconteceu, desde imprevistos e falta de cooperação por parte dos meus peixinhos, que me obrigaram a alterar os meus planos, desde passeios e viagens, saídas e convívios, entre outras muitas coisas!! Mas uma coisa de cada vez...

Comecemos pelo factor mais importante, o que me fez vir parar a estas terras, o projecto para a tese. Penso que já é do vosso conhecimento que estou a estudar o comportamento animal de ciclideos do Lago Malawi, focando-me essencialmente na espécie Pseudotropheus zebra. Como todos os ciclideos, estes peixes são bastante activos e 'interactivos', tendo comportamentos e reacções bastante cómicas, interessantes e por vezes até curiosas. No entanto, por algum motivo que ainda desconheço (provavelmente não gostaram de mim), todos estes indivíduos decidiram não cooperar comigo e com o meu 'árduo' trabalho, pelo que me vi obrigada a mudar o foco do meu projecto. Inicialmente, estava a fazer o estudo reprodutivo da espécie, através de 'male mate choice', com duas populações distintas do Lago de Malawi, e como objectivos principais, queria confirmar se realmente os machos desempenhavam um importante papel na escolha de parceiros (neste caso fêmeas), se os comportamentos de corte de intensificavam quando estavam expostos a fêmeas com morfologia 'blotched', e ainda, se conseguiriam distinguir 'conspecific females', ou seja, se os machos eram capazes de distinguir as fêmeas de ambas as populações. Todo este procedimento poderia estar sujeito a diversos sistemas sensoriais, mas eu estava apenas a explorar dois deles: visual e olfactivo. Bem, mas como não obtive quaisquer resultados, durante quatro meses de amostragens, o Gavan, que é o phD lá do laboratório e que me tem acompanhado, disse-me que tinha algumas sugestões no caso de querer mudar o tema, ao que eu respondi, porque não?!. Então, eis que à sensivelmente um mês atrás comecei um novo estudo: agressividade entre fêmeas, continuando a trabalhar com a mesmas espécie, e verificar se elas, tal como os machos, conseguem diferenciar as populações das fêmeas 'intrusas'. Esperemos que agora corra tudo bem melhor, já que o tempo até a escassear a passos bem largos.

Deixando estas preocupações de parte que tanto nos 'aborrecem', porque não contar como está esta pequena vila bem como outras terras britânicas?!

Confesso que tenho a sorte de poder viajar um pouco por aqui e não só. No fim do mês de Fevereiro, fui a Belfast visitar a nossa escama mais escurinha =P pude conhecer a sua nova cidade, que é realmente bonita, apesar de ser um pouco estranha, visto ter observado grandes contrastes de ambientes enquanto fazíamos um longo 'city tour' a pé, claro! Não posso deixar de referir o fascinante ambiente que se gera nos tradicionais 'pubs', que é sem dúvida aliciante, onde toda a gente bebe e conversa e canta e sei lá mais o quê… Fiquei bastante surpreendida, pela positiva, com a fundamentalista capital da Irlanda do Norte.

A seguinte viagem, foi até à cidade do recente adversário do nosso grande glorioso, Liverpool! Uma cidade bonita, cheia de vida, com imensa gente na rua a qualquer hora do dia, desde pessoas locais como turistas. Penso que seja uma cidade um pouco 'sustentada' à custa da tão conhecida banda britânica 'The Beatles' visto haver várias referencias a estes, na altura, jovens cantores. Tive o prazer de poder visitar o museu 'The Beatles Store', e para quem gosta, recomendo veemente que o visitem porque é realmente fascinante.

A grande cidade de Londres foi a paragem seguinte. Acho que não há muito que possa dizer a cerca desta magnifica e triunfante cidade, pois acredito que cada um de vós já lá tenha ido, ou para quem ainda não foi, tudo de bom o que se diz e o estereotipo que se impõe sobre ela, é com certeza, o suficiente para a descrever. Aproveitei ao máximo os poucos dias que lá pude estar, fazendo dia-a-dia de turista!! Visitei todos os pontos referenciais de Londres (Convent Garden, Leicester Square, Piccadilly Circus, Green Park e St. James Park, South Kensington, Westminster, Camden Town, etc), o Zoológico, a plataforma 9 e 3/4 na estação King's Cross, (onde o Harry Potter todos os anos partia em mais uma aventura escolar para Hogwarts) e ainda tive uma aterrorizadora mas super divertida tarde nas 'The London Dungeon'. É mais que certo que nem um mês dá para correr Londres de uma ponta a outra, por isso no próximos mês lá estarei novamente, para ir de encontro com a nossa querida amiga Filipa (um beijinho =*).

Ultimamente, como o tempo se encontra mais favorável para passeios, tenho aproveitado para explorar 'North Wales' que é sem margem para dúvidas muito bonito, e aqui digo, que os ingleses não dão o mínimo valor aquilo que têm. Há imensas vilas e pequenas cidades para explorar, cada uma ao seu estilo e com algo diferente que as caracteriza. Mas uma descrição mais pormenorizada virá em breve num outro post!! (está prometido)

A minha última e recente viagem foi até à gélida mas quente polónia, para visitar e conhecer o meio que envolve e que tão bem acolheu a nossa escama mais gordinha (ahaha chuchu). Mas como é obvio, a operação Kortowiada merece exclusividade total!! Por isso, e como é da minha responsabilidade relatar o nosso dia-a-dia e a noite-a noite, porque não amanhã estar aqui um novo post?!

Por aqui termino, visto que está na hora de entrar para o avião que me levará a Portugal para passar um fim de semana que sem dúvida vai ser inesquecível.

A todas as minhas companheiras escamas, que à muito que estão longe do nosso querido Portugal, às que já regressaram e às que só agora partiram, aqui fica um beijinho de boa sorte, para a etapa final, e para o Sinocas, para a etapa inicial, e cheio de saudades! Em breve estamos todos de regresso, por isso bora lá queimar os últimos cartuchos!!! =P


Até ao próximo post =)

4 comentários:

  1. Aleluia...finalmente escreveste....gora ve la se tens um tempinho pra operação Kortowiada...

    ResponderEliminar
  2. Então aqui em Belfast o pus é tradicional?! deve ser de tantas feridas causadas por décadas de conflito...
    ai ai buwch... ao menos escreveste! Vá lá..

    ResponderEliminar
  3. deixa de ser cagalhao!!! ja corrigi =)

    ResponderEliminar
  4. Finalmente Mu!!! estava dificil.... vá la, já posso tirar o varao de anzois da fogueira! ;)

    ResponderEliminar