terça-feira, 25 de maio de 2010

L´inizio

(Relato de um jogo)

- Passam 35 minutos da 2ª parte, eis que entra a estrela da mítica equipa dos Carapaus de Corrida, La Campana Leccese!!!
- Temos de admitir que não é o jogador mais técnico da equipa, mas de facto o valor que este jogador representa para os seus colegas, é sem duvida um elemento chave na moral desta enorme esquadrilha!
- Tens razão "Fernando", os kms que este jogador faz, mesmo quando entra no final da partida ( o que é bastante comum) e o fervor que levanta nos adeptos aquando a sua entrada, é sem duvida alguma, um talismã para esta equipa.
- Conseguimos apanhar este jogador antes da sua triunfante entrada em campo, e fazer-lhe algumas perguntas acerca do que se iria passar lá dentro.
(...)
Quando li este excerto de um jornal desportivo, devo dizer que fiquei bastante concordante com ele, por isso é que o transcrevi, para dar inicio ao meu primeiro post desde que estou em Itália. ;)
Ora bem, como já todos devem saber, o destino traçou que viesse parar a Lecce.

Parti das Caldas ás 1700 do dia 15 de Maio, a primeira etapa foi até Faro, fiz este desvio mais longo, para me despedir da malta lá de baixo, por isso não venham chamar-me burro por ter feito um caminho mais longo.
Em Faro mantive-me pelas Gambelas, onde me despedi da malta local, peço desculpa à malta da praia que não me despedi pessoalmente, mas como sabem, se uma pessoa dá em ir visitar malta, como um Pipi, depois desse momento, as coisas tornam-se mais difíceis...
No segundo dia da jornada, o objectivo era é ficar perto de Valência o que assim se sucedeu, se bem que a algum custo, principalmente pela ultima parte, onde o cansaço de um dia de condução, aliado ao facto de "gostar" de andar com a carrinha na reserva à mais de 90kms (sem saber para quantos esta dá), em caminhos de terra batida, em plena noite escura, mas enfim lá dei com o parque e passei uma noite bem descansada.
O objectivo do dia seguinte, era chegar a Barcelona onde teria que estar até ás 2000 horas no cais de embarque com a carrinha. Cheguei ás 1630 ao cais, e fui dar uma volta pelas redondezas.
Por volta das 2100 horas, embarquei com a "casa às costas" no ferry, onde a estacionei e fui para os andares superiores. Lá dentro éramos divididos por classes, os senhores passageiros com direito a quarto para um lado, os vagabundos, ciganos e turistas miseráveis para o outro ( isto não foi mesmo assim, estou a brincar). Lá dentro, no meu e de mais umas 25 pessoas, quarto, sala de estar, etc, o cheiro não era o mais agradável, cheirava a gente, num ambiente bastante tropical, isto por ser quente e húmido.
Pouco depois de o ferry sair do porto, um rapaz alemão com ar de italiano, veio pedir-me um favor, que marcasse o despertador do meu telemóvel para as 6 da manha, pois este queria ver o nascer do Sol e não tinha telemóvel para o acordar. Deduzo que nem todos todos os autores deste blog, como o Chew ;), gostaria de receber um pedido destes, mas vocês sabem como eu sou, e claro que fiz o que me pediu pois achara uma excelente ideia! Depois disto, começamos a falar e vim a descobrir que era um puto da geração de 90 com 20 anos! Este andava a viajar sozinho à boleia, à 4 semanas. Tinha começado a viagem em Faro, onde acho haverem muitos turistas, então foi para Espanha, onde apanhou o ferry até Marrocos, onde passou 3 semanas. agora estava a caminho de Roma, para ir ter com uma amiga que conhecera em Marrocos.
No dia seguinte depois de uma noite deitado, ao lado de uma cinquentona que ressonava que nem um Homem que tinha passado o dia a cavar batatas, lá acordamos à hora prevista para ver o nascer do Sol, romântico hã?... No final da viagem, resolvi contribuir para a viagem de Moritz, o seu nome, dando-lhe boleia. Acabamos por ir ficar a um parque de campismo junto ao lago Brascciano, que fica a cerca de 30kms de Civictavecchia e outros tantos de Roma. Para o jantar fiz uma feijoada à transmontana! de lata claro, contribuindo também assim para o bem estar do Moritz, com esta refeição quente, coisa que ele confessou já não ter a algum tempo. Depois de jantar de do Moritz ter lavado a loiça, fomos acabar de beber uma garrafa de tinto que trazia da terra, à beira lago, que se apresentava mais ou menos assim:

Para a noite sair mais barata, e porque o Moritz já tinha o orçamento da viagem quase esgotado, decidimos dormir os dois na carrinha. Eu sei que esta revelação poderá tornar-se alvo de chacota por alguns autores, mas fiz o que fiz, que não foi mais que dormir no mesmo espaço com um alemão que tinha conhecido à 24 horas (sou uma granda pega, eu sei lol) por meras razões de logística.
Deixei-o às portas de Roma na manha do dia seguinte e segui caminho para atravessar Itália e ainda ir dormir à espora da bota italiana. a viagem foi tranquila, embora tenha perdido algum tempo a procurar uma estrada que já não existia, é o que dá em usar mapas velhos e recusar usar o GPS que a minha mãe tanto quis que eu levasse.
Quando não se tem sono, arranja-se sempre algo para fazer, nem que seja num parque de campismo sem ninguém.
No outro dia, depois de me tratar e das coisas da casa, fiz-me à estrada, onde parei logo de seguida para ir ver a praia, que ao aproximar-me dela parecia prometedora, mas quando meti os p´s na areia, deparei-me com a praia mais suja que alguma vez vira! Era absolutamente medonho, as toneladas e toneladas de lixo! Foi mesmo uma imagem deprimente.
Pouco tempo depois, já na estrada, começo a entrar numa zona montanhosa mas à beira mar, a qual faz parte de uma área protegida, pelo que é bastante bonita. Para terem uma ideia, era uma zona de rocha calcária branca, que apresentava grandes falésias calvas salpicadas com o verde das copas dos pinheiros, que mergulhavam no azul-turquesa do Mar Adriático. Depois de almoçar com uma paisagem como esta, foi altura de fazer kms até Bridinsi, que depois de passar esta cidade comecei a procurar local para ficar. Passadas quase duas horas lá encontrei uma camper area, na qual não de deixaram ficar porque a minha casa não tinha sanita.... Assim prossegui caminho e pouco tempo depois encontrei um sitio bem simpático!
Na 6ª feira, dia 21 de Maio de 2010, cheguei a Lecce! Estacionei a casa e fui procurar o local onde era o gabinete de mobilidade, neste fui muito bem recebido, tratei da papelada toda e fui em busca das minhas instalações temporárias, que é um Bed & Breakfast, na parte antiga da cidade. Desta vez, deixe a burra da mulher do GPS dizer-me para onde ir, claro está, que quando se mete mulheres a fazer trabalhos de homem, a coisa dá sempre para o torto. Ele era mandar-me por ruas de sentido contrario, ruas onde os veículos não podiam circular, enfim mulheres ;p. Ao fim de muitas voltas e algumas contra-ordenações, lá dei com o sitio, que se trata de um antigo palacete do séc. XVIII, o qual é dirigido pelo Paolo, um homem dos seus 50 e tal anos, que é uma pessoa impecável e altamente prestável. Perguntei-lhe onde haveria de ir comer, ele sugeriu-me um tal restaurante, no qual quando entrei, fui logo reconhecido pelo dono e elementos do staff, pois Paolo avisara-os da minha chegada. Mais uma vez fui muitíssimo bem recebido, coisa que começa a ser comum por estes lados, especialmente quando descobrem que estou em erasmus e que sou Português, neste caso é comum uma exclamação do tipo "Mourinho!!! Belíssimo!"
Bom acho que o texto já vai longo, por isso em termo de viagem estamos conversados! Mais pormenores, temos o Skype!

Abaixo estão mais umas fotos, para quem as quiser ver



Ciao!

5 comentários:

  1. Epa realmente tens razao...esse teu amigo alemão se me fizesse um pedido desses, creio k o mandava pra 1 sitio k cá sei...enfim...e tens razão pareciam 1casalinho numa lua de mel....k romanticos...mas gostei mt de saber k esse chavalo fez uma viagem sozinho pla Europa...so faz aumentar uma possivel viagem pla America do Sul...(obviamente k esse alemão terá mais condiçoes financeiras k eu, mas nnc se sabe.....)
    É bem feita, tens a mania k sabes os caminhos e ñ precisas de GPS, assim perdeste-te....e gora já gostas das comparações c o mundo do futebol...Mourinho e tal....Português....aproveita o Mourinho k gora tá em alta....se for preciso diz k és parente afastado....plo menos creio k as gajas vão gostar de saber...
    Boa Sorte...fico contente do ultimo dos carapaus finalmente ter chegado ao destino...mais vale tarde k nunca...
    PS: sempre conseguiste escrever antes da P... da MU....lamentavel....Good luck
    Ciao

    ResponderEliminar
  2. Ora aí chegou o jogador que faltava. Uns jogam sem pernas enquanto outros chegam atrasados, mas ao menos dão o melhor que têm ao chegarem! muito bem sininho, apesar das tuas peripécias dentro da carrinha, achei uma coragem enorme em ti por fazeres a viagem sozinho...ou acompanhado por estanhos.
    A teimosia é uma qualidade, mas tb pode ser vista como um defeito, como é o caso deo GPS.
    Eu sempre achei ridículo o uso do GPS em Portugal, mas ao pensar que iria fazer uma viagem por caminhos nunca nates navegados sem a orientação do sol (pq isto tem mta nuvem), noutra lingua e com regras diferentes, achei por bem adquirir o belo do GPS que hoje em dia abenço-o! Para eviar Paris, foi o melhor poupa tempo que tive na viagem de vinda. É velho, mas funciona depois de alguma paciência!
    Aproveita e a melhor maneira de aprenderes o italiano é enrolares-te con una bella ragaza locale!
    Ciao porco di merda

    ResponderEliminar
  3. sinocas finalmente chegaste ao teu destino!!! o que custou esta partida hein?! fico contente por saber que tudo correu bem e que estás pronto para uma nova aventura... aproveita porque não temos esta sorte muitas vezes na vida =P
    beijinhos * e boa sorte

    ResponderEliminar
  4. pois sininho realmente essa historia com o alemao nao te fica la muito bem!lol é a tipica historia que as gajas vao dizer "que fofinho" e os gajos te vao chamar gayzolas mas enfim pouco a pouco la sais de armario!lol vaa fico contente que tenhas chegado muita sorte pah!grande abraço

    ResponderEliminar
  5. Finalmente saíste de casa! E a aventura começou bem cedo! Fizeste bem em acolher o alemão que mal conhecias sinocas, é esse o espírito! Essas coisas de turistas raptados e roubados, cenas à Hostel, ficam por ali mesmo, nos filmes... Se queremos conhecer temos que abrir as nossas portas e acolher quem quiser entrar, é muito mais divertido dizer que sim! Tem cuidado porém, essa malta no mediterrâneo gosta de rapazinhos...
    Boa sorte sininho! A ver se aprendes por aí o que é "il dolce fare niente" no sentido prático...
    ABraço

    ResponderEliminar