segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Coincidências

Naturalmente que em qualquer programa académico, há sempre visitas de estudo e desta vez estive no museu de História Natural em Bruxelas na 4ª feira e na 6ª feira fui à Holanda a um centro de investigação de ecologia marinha.
A principal aquacultura que por cá se semea são os mexilhões e também Ostras. As empresas são bastantes qualificadas e o seu sucesso no mercado é enorme, o que quer dizer que têm que estar sempre a produzir e a vender. Isto implica empresas grandes com instalações e tecnologias de ponta. Para que haja um controlo e uma sustentabilidade do produto, existem obviamente centros de investigação dependentes destas explorações de recursos. O NIOO é um centro de investigação muito conceituado por estas bandas e a IMARES é mais uma, que funcionam lado a lado na margem do rio OosternSchelde. Empresa onde trabalha a Isabel de BMP (madrinha do Zé Pedro), como investigadora… Já encontrei um primo em Paris há uns anos, com outro primo cruzei-me em Florença durante o meu interrail, mas nunca esperava encontrar a Isabel na Holanda. São estas coindicências que nos fazem ter encontros imediatos para contar a outros.
Pois é Daniel, imaginava que irias encontrar o Diogo e Catarina aí pelas Canárias, porque já aí estão há algum tempo, mas estava justamente à espera isto tivesse acontecido. Simplesmente não sabia onde andavas concretamente no meio dessas ilhas.

Depois do encontro imediato, porque foi mesmo imediato, voltei para continuar a visita de estudo pelo centro de investigação, onde o equipamento tecnólogico é de ponta e custos estonteantes. Depois de algumas horas de viagem com a turma toda, que mais parecia uma cresce dentro do BUS, agarrei no carro e fomos até ao Luxemburgo para casa da minha tia que é emigrante há mais de 20 anos, mas que está muito bem na vida. Pudera…a trabalhar como enfermeira no parlamento europeu e o Luxemburgo tendo um ordenado mínimo são 1600€ é normal!
Ostras a serem comidas pelo urso lusitano…note-se que já tenho um cabelo branco!

O Luxemburgo é brutal, cheio de florestas e vilas tipicamente medievais com muita influência alemã, pós-guerra. Claro que vivem com o ódio dos alemães, mas isso são problemas mais pessoais. Infelizmente não tem mar, mas é um país tentador, porque o nível de vida é bem bom…daí os emigrantes portugueses que representam 18% da população…é muita fruta!

Sininho, quando é que isso está bom?quando vens, para eu te por na minha lista de pessoas e locais a visitar?

Apesar das notícias boas, também há das más: hoje roubaram-ma a bicicleta…cabr….nunca hei de apanha-los no meio destas milhões de bicicletas que circulam por aqui!

Castelo de Vianden, Luxemburgo
Tanque e canhão anti-aereo usados na II Guerra Mundial em Clervaux, Luxemburgo

4 comentários:

  1. oh urso lusitano, queremos é ver fotos de ti a abrires as ostras!! É à maneira americana ou siberiana? Ou o lusitano tem uma maneira diferente de se desenvencilhar das "cascas"? lol que grande vida que levas aí hã sid! E aposto que já andas a piscar o olho a esses 1600€ mensais...lol
    grds abraços e beijinhos para ti e para a carolina

    ResponderEliminar
  2. Escusado será dizer k na Polónia o ódio aos alemães seja gigante....tb tenho de fazer um relatorio das nhas duas viagens k fiz....nestas duas semanas....para por preguiça...ñ tenho escrito.... belas vidas essas a comere ostras

    ResponderEliminar
  3. Como é sid? tass bem? Estou a ver que te estas a dar ás mil maravilhas! Brutal!
    Opá o joelho já está melhor, mas para ficar bom ainda demora uma beca.
    Relativamente à Holanda, ainda não tenho a certeza se vou para lá, ou se vou para outro sitio qualquer, para tentar fazer a tese na area da criação de MPAs, por ai....
    Vá homem, fica bem e diverte-te por ai!
    Grande abraço!

    ResponderEliminar
  4. ANONIMO NAO - fred

    rapaziada e muuuuh...escamas!!... o vosso blog esta genial, ja deu para perceber que esta tudo very nice e que sair de portugal é só o ''Era uma vez...'' o resto vem naturalmente, é so preciso ter vontade de explorar, nao fossemos todos biologos marinhos.
    comecei a ler ontem e acabei hoje, é simplesmente um trailer viciante,pela maneira como esta escrito e conteudo. continuem a colocar posts que a malta ta ca para se deliciar. Tambem estou por aqui espalhado na europa, e como nao vale repetir cidades fiquei por dublin, mas com a ajuda destas tecnologias parece que moramos todos na mesma rua apenas em predios diferentes. Daqui a a duas horas estou a receber o mr o'blackie e a miss buwch, duas escamas que ainda têm que afinar as pontas dos dedos e tentar apanhar-vos o ritmo, mais a miss buwch.

    Abraços e beijo a todos, estou curioso para o que vem asseguir.

    Sid depois temos que falar melhor porque estou seriamente a pensar em escolher a belgica como porto de abrigo para o meu primeiro ano de mestrado, e pelas tuas experiencias acho que nao énada má opçao.

    ate ja!

    Fred (polygay - para muito poucos)

    tive que por anonimo porque ainda nao percebi bem como estas coisas funcionam

    ResponderEliminar