segunda-feira, 21 de junho de 2010

Relato trimestral

Andava toda a gente a chatear a nossa Buwch e ninguém se lembrava de mim, até o italiano ter feito um reparo discreto à minha assiduidade no blog. Se calhar ninguém queria que eu escrevesse mais ou ninguém estava interessado nas minhas aventuras... Se era esse o caso, lamento a desilusão mas chegou a hora de eu escrever qualquer coisinha.

Resolvi consultar o nosso espaço e parece que já não escrevo nada de interessante neste blog, aparte "gozar" com os erros dos outros e chatear directamente outras pessoas, desde Fevereiro. Gravíssimo... que se passou então desde esse mês?! Bolas, muita coisa mesmo... vou tentar relatar tudo muito brevemente.

Se a memória não me falha, tudo começou depois do dia de S. Patrício ou Paddy's Day, como é conhecido por aqui. Feriado obrigatório e dia de bebedeira (à séria!) para todos os irlandeses espalhados pelo mundo. Foi um grande dia!

Umas semanas depois recebi a visita dos meus pais e da minha irmã, que sacrificaram-se em vir apanhar um pouco de frio e chuva para passar a Páscoa comigo. Resolvi então aproveitar e matar dois coelhos com uma só cajadada. Alugámos um carro e fomos à descoberta do norte da Irlanda do Norte, tido como uma das zonas costeiras mais bonitas do Mundo, ou como eles gostam de anunciar em placas espalhadas pela estrada "Area of Outstanding Natural Beauty". E têm razão, fazer a estrada da linha costeira, com o mar azul e a Escócia como pano de fundo (num bom dia) é uma experiência espectacular! Chegar depois à famosa Calçada dos Gigantes e observar todas as maravilhas naturais da área circundante é breathtaking! Ainda visitámos a cidade de Derry ou Londonderry, depende da vossa cor política, e inteirámos-nos da sangrenta história que ali se fez, desde os primórdios da civilização até ao Bloody Sunday, até aos nossos dias. De seguida apanhei uma boleia com os meus pais até Londres, cidade da qual já muito se escreveu e pouco mais tenho a acrescentar, mas foi daqui que parti para a minha primeira conferência como cientista. Viena, a cidade de Mozart, Strauss, Klimt e muitos outros artistas, foi a minha próxima paragem! Poster apresentado, contactos feitos, museus visitados, estava na hora de voltar para a ilha.

Estamos, portanto, em Abril e dentro de dias, quando era suposto estar à volta ao ritmo de trabalho normal depois de umas curtas férias, eis que chega o meu aniversário. Consequência de me sentir mais velho, ou não, resolvi celebrá-lo com um concerto de punk, algo a que estava mais habituado quando era um teenager ainda. Não sem antes passar no Nando's, não para comer frango, mas para beber algo que não pensei existir por aqui, Sagres e Super Bock! Boa noite, bom concerto, boas dores no dia seguinte. Estou a ficar velho! No fim-de-semana ainda tive direito a uma festa de aniversário em conjunto com mais umas nacionalidades, sempre bom!

Sensivelmente um mês depois, quase como se de um telefonema se tratasse e a distância que nos separa fosse feita em 5 minutos, o belga diz-me "puto, vou aí!". Ele já relatou o que por aqui fez, permitindo-me a mim apenas dizer obrigado!

Vivam os low-costs que tornam o mundo mais pequeno e que tornam possível estes encontros esporádicos entre estudantes, pois uma semana depois foi a minha vez, outra vez. Desta feita, Belfast-Liverpool-Chester-Bangor. Infelizmente as passagens pela piscina de fígado (esta é para ti ragazzo) e por Chester não passaram disso, passagens. Bangor é verde, montanhoso, pequeno, acolhedor, e naquele fim-de-semana foi muito populoso, soalheiro, quente e agradável. Tive a sorte, ou azar, de ir lá na mesma altura que a BBC Radio 1 resolveu fazer um festival nos arredores, para o qual infelizmente nenhum de nós conseguiu ganhar bilhetes, o que fez com que tivéssemos de nos afastar até uma das praias da ilha de Anglesey. Depois de uma boa (= longa) caminhada chegámos ao nosso destino e tive pela primeira vez, voluntariamente, os pés em águas britânicas. E pouco depois as pernas, seguidas do tronco e finalmente todo o corpo. Podia ter ficado pelos pés, mas se o italiano se atira à água eu também vou! Depois de 5 minutos voltava a terra para concluir o meu primeiro mergulho do ano, não enregelado como esperaria, mas surpreendentemente satisfeito e com o sentimento de que o verão chegara. Sentimento esse que pouco durou, pois no dia seguinte aquando da partida os céus choraram de saudade e borraram a imagem que tinha de Bangor. Enfim, tipical british weather. Mas o saldo foi claramente positivo, eu recomendo Bangor! Só não vão na conversa de hotdogs por 1 pound e não tentem entender o galês! Deixo aqui outro obrigado, agora para a Buwch!!

Pensava eu que já não ia passear muito pela ilha, quando o Ronen voltou cheio de pica das férias dele e decidiu que tínhamos que fazer mais coisas juntos, consolidar o espírito de grupo de laboratório. Que aqui somos como uma equipa, senão nos damos bem lá fora, dentro de campo a coisa não funciona. Então, "next stop, the most northernly point in Ireland"! Que fica no sul! Uma piadinha que eles gostam de fazer, pelo facto do ponto mais a norte da ilha estar no território dos vizinhos. Lá estive então, provavelmente no dia mais quente que aqui vivi, a fazer um piquenique em Malin Head, também o local mais a norte onde alguma vez fui. E já que aqui estava, que é que não podia deixar de fazer? Tomar um banho no mar! Enchi-me de coragem e lancei-me à água, para rapidamente me arrepender de tão irracional decisão. As saudades do nosso mar salgado (bem mais que este) dão nestas coisas.

Entretanto começou a euforia do mundial! Aqui no lab decidimos fazer um "sweepstakes", onde todos entram com um dinheirinho, tiram uma equipa do pote e o vencedor leva tudo! Azar de quem tira as equipas pequeninas né? Pois adivinhem lá quais foram as que me saíram… Argélia e Camarões! Ao início até pensei que não fosse muito mau, mas depois das gambas serem despachadas para casa mais cedo… Enfim, ao menos tenho (tinha) 3 equipas para torcer! E neste espírito lá nos juntámos numa tarde soalheira, para fazer um barbecue e ver os bifes a dar-se mal com os yanks.

E o mundial continua e o tempo vai passando, aproximando-se a passos cada vez mais largos a hora da despedida. Enquanto a hora não chega, festeja-se! Que hoje Portugal começou a preparar o rodízio brasileiro de sexta-feira, ao pôr na mesa de uma só vez sete batatas!


See you soon!


PS: desculpem a extensão do post mas tinha mesmo de ser. Fotos disponíveis no facebook.

3 comentários:

  1. Gosto disto: 'Que hoje Portugal começou a preparar o rodízio brasileiro de sexta-feira, ao pôr na mesa de uma só vez sete batatas!' LolololololoL

    ResponderEliminar
  2. Concordo com a colega de cima!
    A piscina de figado...lololol
    Mas uma coisa que me esta a fazer espécie.... quando é que eu mencionei que tu não escrevias à bué, sinceramente não me lembro, e não é que não me tivesse ocorrido?

    ResponderEliminar
  3. opá, lembro-me lá agora... távamos à conversa um dia destes e disseste "olha lá, andámos a falar da muu, mas tu também não escreves há um tempo..." ou algo do género.

    ResponderEliminar