segunda-feira, 21 de junho de 2010

Il primo mese

Comecei a escrever este post no passado dia 21, e neste dia fez precisamente um mês desde que cheguei a Lecce. Por incrível coincidência fez também um ano desde que fui operado a primeira vez ao meu joelho. Como tal, achei que fosse um bom pretexto para publicar mais qualquer coisita.
Convosco deve ter acontecido o mesmo que me aconteceu, que foi achar que o tempo tinha passado estupidamente rápido, quando me ponho a pensar que já estou à um mês em Lecce.... realmente parece difícil de acreditar.
A vida por este lados vai de vento em popa, a casa onde estou é bastante porreira, assim como o meu colega de casa, a malta de erasmus mostra-se cada vez mais afável, igualmente como a malta do laboratório.
Vivo ao lado de estudantes de erasmus espanhóis, com os quais me dou bastante bem e com eles e mais outros tenho ocupado parte do meu tempo a ir a praias aqui nas redondezas, muitas das fotos das praias estão no facebook. Lá está que como sou dos pouquíssimos erasmus que tem carro, tenho feito de motorista nestas saídas, o que é sempre um pouco arriscado, pois supostamente a carrinha só pode levar 2 pessoas e noutro dia fomos nada mais, nada menos que 11 pessoas na minha casinha, para a praia. Mas até nisso tenho tido sorte, pois nesse dia, das 11 pessoas, ao irmos para uma pequena cidade onde o meu colega de casa (Enrico) mora, ele perdeu-se um pouco nos caminhos, pelo que perguntamos a um cavalheiro por direcções. Este disse-nos que poderíamos ir por um caminho bastante rápido, mas que como eu tinha "a casa cheia", ele disse-nos para seguirmos outro, um pouco mais longo, pois no outro caminho havia operações stop. Depois de mais uns dedos de conversa, ficamos a perceber que o tal cavalheiro era policia!!! e era por isso que sabia da operação stop. Como podem ver... não me posso queixar da sorte.
Por falar em policia, no sábado, grande parte do grupo de erasmus, fomos sair para uma discoteca que ficava a cerca de 30 minutos de Lecce, fretámos um mini autocarro, de 20 lugares, e o giro destas coisas é que éramos 24 pessoas, e lá fomos sair. A noite foi bastante bacana, embora que a discoteca tivesse fechado às 5 e o autocarro só chegaria ás 0630, pelo que tivemos bastante tempo para fazer o que bêbedos alegres fazem... MERDA!
Ao lado da discoteca havia uma praia privada, sim isto em Itália é possível, onde haviam umas quantas atracções para as crianças, para as entreter e divertir enquanto estão na praia. Ora escusado será dizer, que qualquer coisa que entretenha uma criança, também entretém uma meia dúzia de erasmus bêbedos... O capo lavoro (obra prima) destas atracções, eram uns trampolins que ali sorriam para estas almas perdidas... quando fomos para brincar naquelas coisas, eis que surgiu o guarda da praia, a dizer que aquela praia era privada, que não podíamos estar ali, e que se no metêssemos nos trampolins, ele iria chamar a policia. A reacção do pessoal foi geral.... no segundo seguinte estava-mos aos saltos nos trampolins e a cantar a musica dos Trabalhadores do Comercio- "Chamem a policia!" quer na versão portuguesa quer na espanhola...
E pronto... minutos depois, saltos e quedas de boca para a areia.... lá apareceu a policia. Eu tive sorte, não fui notificado, pois não me encontrava aos saltos nessa altura, mas os que foram identificados também não sofreram nenhuma represália, foram somente identificados.
Assim se passou aquele tempo de espera, e passado pouco tempo apanhámos o autocarro, que nos levou de volta. Chegamos perto das 8 a Lecce, fui comprar pão para o meu pequeno almoço e fui dormir uma merecida sesta.
Ontem à noite realizou-se um jantar de despedida da malta de erasmus, não é que se vão já todos embora, mas infelizmente começam a partir. O grupo era pequeno, 69 pessoas, não só de erasmus mas também alguns italianos.
O jantar (comidas e bebidas) foi fraquinho, aliás uma grande banhada, foram 13 euros para comer pouco e mal. Beber... foi igualmente fraco, não havia cerveja, o vinho que havia era pouco, fraco e parecia água pé misturada com agua... talves seja esta a definição de agua pé para os italianos....
A parte interessante foi a entrega de diplomas, feitos pela malta de erasmus, onde todos foram premiados na sua categoria, independentemente de qual ela fosse. Fiquei bastante contente, devo dize-lo, por se terem lembrado de mim, e terem feito um para mim, embora não me conheçam à um mês sequer....
" Por ser el último Erasmus en llegar, por adaptarse desde el primer momento, por llevar una casa con todo tipo de detalles siempre consigo y por contribuir con ese caparazón a disfrutar de los ricones del Salento."... O prémio Caracol vai para........(rufam os tambores)..... Nuno Sales Henriques!!! E o restaurante foi ao rubro! (não é verdade, foram umas palmas iguais às que os outros erasmus levaram...). Ainda me pediram para dizer umas palavras, mas sinceramente não estava preparado para tal e o meu italiano não é fortíssimo, pelo que limitei-me a agradecer em todas as línguas que ali estavam presentes, ou quase todas vá....
Depois do jantar a malta foi para a praça de Sta Chiara, mas eu e mais dois compatriotas fomos a minha casa antes deixar os diplomas, que na noite não sobreviveriam, e resolvemos tomar mais umas coisas em minha casa.
Um desses portugueses é um grande amigo do Jampa, ele é de Torres Novas e é amigo dele desde pequeno...Ainda dizem que o Mundo é grande....
Ora esse organismo, o Tiago, deu-se mal com a "sobremesa" do jantar... de maneiras que começou a ficar mal disposto e teve que vomitar.... onde? Na sanita....não, foi mesmo no lava-loiças e para cima da loiça do meu colega de casa..... fixe não é?
Posto isto eu e o André tivemos que ir leva-lo a casa, e depois claro tive que voltar a casa para lavar a loiça do outro, que o Tiago lhe vomitou em cima.... foi uma operação interessante.....
Feitas as limpezas, eu e o André fomos então ao encontro do resto da malta que estava no centro, e por ali se ficou a noite....

Ciao!

3 comentários:

  1. quer-me parecer sinocas que pareces um adolescente agora que tens 24 anos!! ganha juízo pá!! ehehe aproveita mas é que isso parece ser uma grande folia! abraço

    ResponderEliminar
  2. Solta o monstro polaco, em Itália....

    ResponderEliminar
  3. vou pa lecce em fevereiro. depois preciso de umas dicas disso!! um abraço

    ResponderEliminar