terça-feira, 22 de junho de 2010

Relato trimestral: errata

Esqueci-me de mencionar, no post anterior, que a minha experiência de morar numa residência universitária chegou ao fim no passado dia 12. Desde então moro numa pequena típica casa do proletariado britânico. Porquê britânico e não irlandês? Porque mudei-me para o coração da zona a que chamam "The Village", um bairro muito protestante, pró-britânico, onde mora gente com convicções fortes. À minha volta já não há árvores e estudantes bêbados, mas sim murais e mensagens alusivas aos grupos para-militares de outrora, apoio aos locais e afins... Só isso já me deixou apreensivo, depois na semana seguinte o PM David Cameron leu um pedido de desculpas oficial às vítimas do Bloody Sunday, quando se soube o resultado da investigação que mais demorou e mais custou na história do Reino Unido, revelando que os soldados britânicos responsáveis pelo que aconteceu foram culpados. De um lado houve sentimento de justiça, do outro, até agora, reacções discretas e reprovadoras. Dizem que todos os verões os problemas escalam um pouco mais e alguns temem que o resultado desta investigação possa acender, outra vez, o rastilho. Felizmente, mais umas semanas e piro-me daqui. Espero apenas que de uma vez por todas toda a gente resolva seguir em frente, não esquecendo o passado, mas aprendendo com ele e corrigindo o que de errado se fez, para que no futuro ninguém tenha medo de vir disfrutar do muito que a Irlanda do Norte tem para oferecer.

See you soon

Sem comentários:

Enviar um comentário