terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Nós Por Cá!

Fora dos aposentos, rumo ao país natal e ao seio familiar, estivemos em Portugal. Apesar da confusão que foi a estadia em Lisboa com os famosos jantares, almoços, ceias e programas com amigos, sentimos um ardente calor e curiosidade de todos os que nos rodearam. Claramente, o emigra tem sempre algo novo para contar.
Mesmo depois de ter repetido algumas frases sem conta, a cassete era quase sempre a mesma, mas sempre com um desfecho memorável para que outros percebecem a mensagem: "É muito bom viver lá fora, abre-nos mais a mente!" E digo viver, porque ir a ou estar em são duas distinções que jamais se asemelham.

O frio belga mandou-nos a Portugal restabelecer energias e participar na azafama da quadra natalícia com chuva de cristais de gelo (Neve), como podem confirmar. Ao chegarmo a Portugal, deparamo-nos claramente com a alteração brusca de TºC a que estavamos habituados...o que foi óptimo.

Com todas as peripécias e alegrias de uma estadia bem agradável, voltamos recuperados da presença de SOL e céu azul (o que é mentira porque em Pt também esteve sempre a chover!)...mas adiante. O frio voltou a instalar-se na nossa corrente sanguínea da ponta dos dedos dos pés até à ponta do nariz, mas percebemos uma coisa: Quanto mais nos tapamos do frio, mais frio temos...já alguém dizia que o frio é psicológico...talvez!

Glühwein - Vinho quente não estava nos meus planos, mas a verdade é que os há por todo o lado durante o Inverno e foi numa bela tarde que experimentei e sem dúvida aquece, logo gostei! Este é especialmente encontrado nos famosos mercados de Natal (Christmas markt ou marché de Nöel), onde paira o espírito da época, com pequenas tendas de mercado local, palcos para os artistas que aquecem todas as noites as praças centrais das cidades e claro patinagem no gelo!
Anna-Maria (Grega) e Carolina a beber Glühwein quente numa noite bem gelada.

Por falar em gelo...Já alguém experimentou andar de bike na neve/gelo? Parece que não é muito aconselhavel porque nós já somos peritos em quedas no gelo aqui por Gent.


Alguém me informa como correu a operação polónia? Eu não estive lá, mas acredito que tenha sido uma óptima missão de reconhecimento. Chew, já foste a Hel? Deve ser brutal! Eramos para passar uns dias do próximo Verão lá, mas parece que a escola de verão deste mestrado decidiu ir antes para Malta (que me soa mais a Verão)!
Janeiro é mês de exames e por isso serão muitos os dias passados no quentinho da casa, por isso não esperem muito de mim.
O novo casaco comigo lá dentro, juntos à espera do tram a caminho da estação de comboio rumo a Portugal.
Mesmo com neve o país não pára, escusado será dizer que quando neva em Trás-os-montes, todas as escolas fecham e é considerado mais um dia de folga...
"Ólha neve! hoje não dá para ir até à escola ou ao trabalho...que chatice, logo hoje que me apetecia tanto trablhar, vou fazer um boneco de neve!" (desvaneios, não liguem!)

2 comentários:

  1. Bom Ano! Epa reativamente a Hel, nem sei onde é ou o k é!!!
    Relativamente a operação Polonia, foi muito boa....ainda cá estão 2 marmanjos (templaria e sininho). Depois de eles partirem, eu tentarei selecionar o melhor destes dias, e irei tentar escrever algo....mostrando fotos....e videos bastantes interessantes....eheheh

    ResponderEliminar
  2. Bom ano!!
    Que tal foi a passagem de ano ai por terras belgas?
    A operação polónia não foi um sucesso mas deixou água na boca! lol
    Votos de que em 2010 a ortografia dos teus posts melhore! Já pareces mesmo "emigra"...lolol
    Grande abraço

    ResponderEliminar