sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Noite de Natal

Caros leitores.....creio que há muita gente ansiosa.....com o que se passou na operação Polónia.....mas antes de abrir um pouco esse livro......irei (a pedido de algumas leitoras deste blog) explicar a minha noite de Natal em terras polacas.....
Como algumas pessoas souberam, eu fiquei em Olsztyn nas férias do Natal, devido a 3 razões, primeira: tinha recebido à pouco mais de uma mês a visita da minha mãe e irmão; segundo: por uma questão de preferência, irei a Portugal em Fevereiro, ficando por terras lusitanas 19 dias, podendo assim, visitar, quer família, quer amigos de Vendas Novas, quer amigos de Universidade; terceira: se fosse a Portugal no Natal, ficaria só 6 dias, pois dia 28 de Dezembro iria receber a visita de 5 amigos Universitários..... assim sendo não fiquei cá como algumas pessoas disseram ou pensaram por causa das polacas..... bem mas adiante....
A zona onde vivo (Kortowo) estava completamente vazia, na minha residência só estava eu e outra rapariga (para quem conhece, a pink girl)....e temperaturas muito baixas.....média de 10 graus negativos....portanto como podem imaginar, saí uma vez de casa em 5 dias, para ir ao Liddle, e encher o frigorifico e armário....acho que nesses 5 dias antes do Natal, nunca tinha visto tanto filme na minha vida......mas foi bom estar sozinho uns dias.....faz bem para reflectir os tempos vindouros e os que já foram também....
Relativamente à consoada, fui convidado pelo meu colega de laboratório, Konrad, para jantar e ficar lá o dia 25. Gesto muito simpático.....e assim foi, comprei uma garrafa de vinha australiano, era a que tinha o rótulo mais bonito e lá fui eu....
Na consoada era eu, o Konrad, a mãe, o pai e a Ianmsha (cadela muito fixe)...pessoas muito simpáticas e humildes.....o pai perguntou-me se falava polaco, obviamente disse que não, e então perguntou-me "falas russo?" e eu obviamente disse que não, ele ficou muito admirado, pois o pai do Konrad é um senhor de idade....e ainda é do tempo da guerra Mundial, então na época toda a gente falava russo....
Relativamente à comida e tradições....na consoada não se come carne....então comi carpa e creio que era arenque (mas sem certeza), com uns vegetais que não sei dizer o que era...e a acompanhar, uma bebida quente, não alcólica á base de cogumelos e beterraba, estranho sim senhora, quanto mais bebia mais sede tinha, mas envergonhado como estava, nem pedi água nem nada....só me apetecia aquele copinho de vinho...mas achei melhor não, podiam ficar ofendidos....veio a sobremesa, que era esparguete doce com mais qualquer coisa...mas era bom (diga-se de passagem que repeti) e eu que nem costumo gostar muito de doces :-) de seguida procedeu-se à troca de prendas....eu não comprei nada a ninguem, nem tava à espera de nada....mas deram-me uma caixa de chocolates e uma caneca.....depois veio os aperitivos, e simpáticos como foram fizeram questão de comprar uma garrafa de vinho do Porto, fica o gesto, pois fizeram-no para eu me sentir em casa, mas o problema é que era Porto Pingo Doce, ou seja, não valia nada....mas bebe-mo-la toda na mesma, e ficou obviamente o gesto simpático......de seguida fomos dar uma passeio a pé pela zona....e de seguida fomos deitar.....isto eram aproximadamente 23h....cedo sim.....
o dia seguinte até foi mais interessante, acordámos....às 11 da manhã, comer o pequeno almoço, que era o resto do jantar da véspera (algo pesado pela manha), mas não me fiz rogado....depois fomos dar um passeio pelo mato....muito fixe....muita neve, vi esquilos, um lago congelado que nunca tinha visto, e regressámos 2horas depois.....ficámos a ver um filme (a ponte sobre o rio Kwain) em polaco...portanto pode imaginar o que eu percebi do filme.....mas a parte que mais me espantou foi depois, o jantar, ás 6h.....puré de batata com carne e uma salada estranha mas boa.....até aqui tudo normal.....mas a acompanhar shot´s de vodka e mais nada.....portanto se tivesse sede, só bebia aquilo....e assim foi.....5 shot´s...sempre a fazer cara feia......ja tava com os calores. mas estranho foi o pai do Konrad...despachou uns 7 ou 8 mas na boa, sem fazer cara feia...tranquilo e sempre a querer encher o meu.....
E assim foi a minha consoada e dia de Natal, diferente mas muito engraçada.....

Do Widzénia

4 comentários:

  1. sim chuchu!!! ainda bem que te ficaste só pelos 5 shots, senão, com toda a certeza, ias te embebedar e posteriormente virar o barco nesse lago gelado =D muito bom sim senhora!!

    ResponderEliminar
  2. sim senhor rodrigo, vais-te fazendo escritor! gostei muito de ler este post. Agora só um reparo e uma questão:
    - Cheira-me que nunca foste ao LIDL, pois nem sabes o nome do estabelecimento que te fornece. E também não te devem dar sacos não é? Lá tens que levar tudo no pacote...
    - Então e no jantar de natal não te deram um arrozinho de tilápia porquê, por serem humildes?

    ResponderEliminar
  3. Essa do pacote era escusado.....o templária é que gosta de tilápia....eheheh

    ResponderEliminar
  4. Bem, eu fui uma das chatas que muito pediu o post sobre o Natal na Polónia!!! Muito simpática essa família, tives-te muita sorte. Imagino que dois dias à base da língua polaca não devam ter sido fáceis lol o jantar regado de Vodka é muito à russo... quando vieres em Fevereiro já não te perguntamos o que queres beber lol!

    ResponderEliminar