segunda-feira, 5 de julho de 2010

Un`uscita nel lavoro

Pois é meus caros amigos e leitores, nos passados dias 29, 30 de Junho, 1 e 2 de Julho, tive uma saída em trabalho, teve que ser.
Eu o Giuseppe, o Stani e o Fabrizio tivemos que ir 4 dias para um arquipélago chamado Tremiti, que se situa sensivelmente no meio do Adriático.
O trabalho consistiu em ir mergulhar a determinados pontos à volta das ilhas e fazer o registo fotográfico do bentos e noutros pontos fazer contagens de ervas marinhas, mais propriamente Posidonia oceanica.
Sinceramente, não sabia muito bem o que esperar daquele lugar, tinham me dito que era um lugar muito bonito, mas mais que isso... não tinha grandes luzes. Mesmo tendo passado longos períodos a ver fotos do Goggle Earth, pois pelo que tenho vindo a descobrir, e felizmente que assim é, uma foto nunca poderá transmitir a verdadeira essência de um lugar, por mais bela que essa foto que seja.
Facto é que Tremiti, é um lugar realmente fantástico, bastante calmo e o turismo não é tão sufocante como estava à espera, pelo menos nesta altura....
Chegamos à ilha por volta das 1730 e fomos logo recebidos pelo Miguel, o responsável pelo centro de mergulho que nos iria levar a mergulhar nos dias vindouros, tratamos da papelada da praxe e pouco depois a carrinha do hotel veio buscar-nos e lá fizemos o check-in e fomos para os quartos.
Para quem me conhece, deve imaginar o estado de euforia e excitação em que me encontrava, pelo que imaginei que os restantes, ou no mínimo o Fabrizio que também nunca lá tinha ido, também se encontrasse num estado semelhante ao meu. Pois enganei-me, quando perguntei se queriam ir dar uma volta para conhecer as redondezas, a resposta foi do tipo "epá não, vou descansar".... Posto isto, vesti os calções de banho, mochila às costas e lá fui eu passear. De imediato tentei afastar-me das zonas urbanizadas e ir procurar uma praia ou qualquer lugar onde não encontrasse qualquer tipo de vestígio humano, pois se vou para uma area protegida, à que tentar explorar e desfrutar o que tão pouco é protegido e respeitado, a Natureza.
Não foi preciso andar muito para encontrar lugares realmente bacanos e a meu ver, um belo lugar é sempre um belo lugar, mas se não houver vento, acho que este fica sempre com um pouco mais de charme. Esta é uma das vantagens de se estar numa ilha.
Por volta das 2000 fomos jantar, e estes jantares foram sempre uma aventura para mim, pois o restaurante do hotel, funcionava da forma em que o empregado de mesa-chefe, vinha à mesa, e dizia os diversos pratos que havia para aquela refeição, e quem percebesse o que ele dizia, escolhia conforme o que lhe mais apetecia. Ora eu não percebia um "cazzo" do que ele estava a debitar, pelo que limitava-me pedir o primeiro ou o terceiro, ou o que fosse. Eu sei que podia perguntar aos outros que raio o homem tinha dito, mas preferi aventurar-me na cozinha italiana e como são poucas as coisas que não gosto de comer... seria um grande azar eles terem cozinhado algo que eu não gostasse, quanto mais em 3 ou 4 pratos eu ir escolhe-lo.
Feitos os pedidos, eis que vem o primeiro prato e pelos vistos tinha escolhido uma sopa, pela forma do prato que me tinham posto à frente, sopa de quê? Espargos..... CASPITA!!! Eu não gosto de ESPARGOS!!! só pensava eu, que merd* de ideia!! para quê armar-me em esperto!! Bom mas claro que não iria mandar a sopa para dentro, para além de ser uma verdadeira falta de educação, faria a figura do gajo mais estúpido presente naquela ilha, se não no mundo. De maneiras que lá fiz o esforço de a comer... e sabem que mais.... no final até tinha comido mais um bocado, pois a verdade é que em novo tinha interiorizado que não gostava de espargos e essa ideia veio comigo até aquele jantar, mas até que me soubera bastante bem. Afinal a ideia de me aventurar, sempre foi uma boa ideia....
No final do jantar fomos ver o que faltava do jogo de Portugal contra a Espanha.... e não vou comentar mais sobre esta parte, pois o final não é feliz, como todos sabemos.
Depois do jogo fomos dar um passeio pelos bares de San Domingo (é o nome da ilha onde estávamos) para ver se a azia descia um bocado. Esta voltou a subir quando tive a "excelente" ideia de pedir uma cerveja que o Stani também tinha pedido, uma porcaria de cerveja belga, sem rancor Sid, doce ou que raio era aquele sabor, mas que se tornava bastante amargo quando pensava o quanto tinha pago por ela, 6,5€s... por uma cerveja que eu nem apreciava. Mas pronto como foi dos únicos gastos que tive, não me posso queixar.
No dia seguinte lá fomos trabalhar, encontrámo-nos com o irmão do Miguel, que era uma verdadeira personagem, era um tipo dos seus 50 e muitos, de cabeça rapara, com uma pança bastante proeminente e claro com a bela da tanga vermelha, para realçar o charme italiano!
Fomos para a Isola Pianosa, que é a ilha mais afastada desta área protegida, que se encontra a cerca de 1 hora e tal de barco. No caminho para lá o capitão ainda nos perguntou se queríamos ir almoçar à Croácia, eu que percebi o que ele tinha dito, ainda fiquei com os olhos brilhantes só de pensar na ideia, mas claro que não deu para isso, pois estávamos ali para trabalhar.
Pianosa é sem duvida alguma, a ilha menos interessante, embora que seja a zona onde a protecção seja a mais forte, isto no papel, facto é que esta está uma verdadeira miséria, o fundo está completamente limpo, é só rocha, ou quase. Isto porque mal esta zona se tornou uma área protegida, não demorou muito para os pescadores irem para lá pescar com bombas!!! e assim o fazem de tempos a tempos. A estupidez humana é realmente uma coisa infinita, como disse Einstein.
Lá fizemos o que tínhamos a fazer, e voltamos para as ilhas mais próximas. Fomos ter com o Miguel, que estava ancorado à beira da ilha San Nicola, subimos a bordo do seu barco para deixar o material de mergulho e para passar um tempo a descansar antes de irmos para terra.
No segundo dia de trabalho, fomos com o Miguel no seu barco trabalhar para as ilhas próximas. Foi um dia cansativo com 5 mergulhos, mas revitalizante para a alma!!! Principalmente pelo ultimo mergulho que foi um mergulho de lazer, onde fomos mergulhar na ilha Capraia, um mergulho em parede, e que parede!!!
Devo dizer que este foi o melhor mergulho que fiz, não é que sejam muitos, mas foi realmente fantástico. Agua com visibilidade de mais de 16 metros, vimos um cardume com mais de 100 sargos, rascassos não vi nenhum com menos de 1 kg. A parede, era mesmo imponente, imaginem-se a mergulhar a 35 metros de profundidade, e ver esta parede completamente vertical que ia dos 5mts de profundidade até aos 50.... era realmente intimidante!!! Para lhe dar mais esplendor, esta estava completamente repleta de esponjas, algas e peixes de todas as variedades.
Este mergulho foi também marcante pelo facto de ter podido sentir na pele o que é realmente uma termoclina! Pois a água à superfície estava excelente, 22º, mas a partir dos 16, 17 mts, começamos a ver a refracção da água e facto é, que aos 20 mts a água já se encontrava nos modestos 12º Celcius!!! até me doíam os ossos!!!
Como num bom jogo de rugby há sempre um boa 3a parte, no mergulho acontece o mesmo, a meu ver. Quando acabámos este belíssimo mergulho de 45 minutos, ao subirmos para o barco, eis que nos abraça um cheiro a pasta acabadinha de fazer, mas uma senhora pasta! linguini com amêijoas! Estava mesmo boa! aliada à fome de ter feito 5 mergulhos.... ui... que sonho!
Acabámos os trabalhos fomos para terra, os meus colegas foram para o quarto descansar, eu fui dar o meu passeio, mas não fui longe, pois o meu cansaço, principalmente Na perna, era de tal forma, que já tinha tremores que me dificultavam bem o andamento, pelo que fiquei a descansar na praia junto ao hotel.
À noite fomos sair um pouco e despedirmo-nos da malta do centro de mergulho.
No dia seguinte de manha, apanhamos o barco e voltamos ao continente, com a ideia em mente de um trabalho bem feito, muito bem feito aliás!!!

Ciao!

P.S.
Supostamente, este texto era para ter fotos, mas a MERDA deste Blogger, não sei porque cazzo, não está a deixar fazer o upload. O texto faria muito mais sentido com elas, mas não estou com paciencia para batalhar com computadores, e normalmente perco sempre estas batalhas...
Por isso as minhas desculpas.
Vou também por algumas fotos no facebook, pelo que se tiverem interessandos, vao lá ver.

2 comentários:

  1. Bem puto sininho, qd se trata de escolha de comida, pra variar és sempre banhado....ou pagas mais k os outros, ou escolhes o pior, e gora nao fugiu à regra...mas no fim lá gostaste......e pra variar tb....no fim ficaste com fome.... essa ténia anda a dar luta....

    ResponderEliminar
  2. Mto bem sininhooooo :)
    inda bem k tas a curtir isso ai !
    eu por aki em lisboa, ainda, vou lendo as tuas novidades! pelo menos enquanto tiver a trabalhar ;)

    ciao ragazza ;)

    ResponderEliminar