terça-feira, 27 de julho de 2010

Ao voltar de férias

Caro leitores, como muitos dizem: “no news, good news”.

É verdade, faz já 2 meses desde que participei activamente por estas bandas! Peço deculpa por isso, no entanto, a ausência teve razão, à qual me irei endereçar em breve.

Sem ter comunicado directamente com alguma das escamas deste blog recentemente, consegui perceber o que se ia passando com cada um deles, vós, sim! Fiquei sabendo que uns estão a chegar, enquanto outros a voltar, mas no fundo o que interessa é que todos conseguimos contar, de formas mais ou menos coerentes, o que andamos a fazer como emigrantes durante os últimos meses. Sim, a ida à Irlanda ter com as escama mais escura decorreu exactamente nos mesmo dias do mega festival académico em Kortowo. Isto deu, naturalmente, aso a conversas no skype entre os distantes grupos. Nestas video conferências fiquei somente a perceber que o lenga tinha deixado o carro ir a baixo, estava frio lá fora e a ressaca inundava os cefalos de cada escama… Pena não estarmos todos no mesmo lugar à mesma hora, mas creio que isso será cada vez mais difícil futuramente, oxalá haja hipótese irrecusáveis de manter contacto e fortalecer as amizades que fizemos na UALG.

Desculpem a sensibilidade, mas as mães têm esse dom quando nos educam.

Agora perguntem: que direito é que este palhaço tem a escrever parvoíces quando já não escreve há mais de 60 dias???

Voltando à razão, então, aqui deixo umas belas imagens da aventura pela tentadora Sicília: Chegada ao porto de Levanzo, ilha em frente a Trapani:

Amanhecer dentro da tenda acampados em Favignana, ilha em frente a Trapani:

Em Junho terminei todos os meus exames com aprovação e ganhando uma boa média para este ano lectivo. Para além de notas, aprendi várias coisas entre elas multi-cultura que vivi com os colegas, os hábitos e feições de diferentes europeus e alguns de fora, para além de ter aprendido a mexer melhor com o site da Ryanair.
No início do mês tive um casamento em Lisboa. A ida relâmpago só deu para estar com a família e por pouco tempo. Já no final do mês consegui alargar os dias que passaria em Portugal. Chegado a Lisboa, programas todos organizados a tempo e horas, só para aumentar o stress acumulado. Jogos de futebol emocionantes com os velhos amigos de Lisboa e a certa altura decidi ir dar um saltinho ao Algarve. Assim foi, na quarta-feira logo pela madrugada apanhei a camioneta pa Faro…nem sabem as saudades que tinha! O toni, amavelmente apanhou-me na Eva, apesar de eu insistir que iria a pé até à praia (devia tar louco). Como por estes lados o peixe é escasso e o hábito dos locais é igalmente reduzido no que toca a preparar refeições do mar, decidimos passar no supermercado pa comprar 3 belos pargos e uns camarões. Ao chegar à minha antiga casa na praia (#40), a nostalgia invadiu-me e os bons tempos foram recordados em menos de 1 segundo. Ainda consegui chamar outro amigo meu (Zé Castel-Branco…não o nilas), o qual esta a trabalhar no aeródromo de Portimão nas mangas publicitárias com avionetas pelas praias. Despois de uns dias em cheio por Faro e sem esquecer a habitual assiduidade no festival MED. Consegui ver muitos dos que ficaram, mas apesar de muitos ainda não terem terminado, vejo neles/as uma maior maturidade quanto aos sonhos da Biologia e talvez um pouco mais de motivação. Férias em Portugal durante 1 semana efectivas, casamento terminado bem e aceitação do Karim para supervisor da minha tese de Mestrado OK, estava na hora de voltar a Gent, arrumar tralha académica e meter os planos em dia…não durou mais de 5 dias até voltar a sair para continuar os planos de Verão. Desta vez rumo à Sicília onde nos juntamos 4 amigos do mestrado com intensão de ir participar na “escola de Verão” em terras Maltesas. Chegada a Valetta por ferry:

A Sicília é linda, pelos menos é semalhante às nossas terras mais a Sul do país, só que embanhada pelo Mar Mediterrâneo. Eis um exemplo:

Isso mesmo, levamos tendas para acampar na praia e mascara de snorkeling, aproveitando as límpidas águas mediterrânicas. O grupo foi muito bem seleccionado e 5 dias chegaram para as amizades se fortalecerem, pois o objectivo era chegar a sul da Sicilia – Pozzallo pa apanhar o ferry. Programas relaxados, briocchi com gelato (mágico pão de leite com gelado lá dentro), vino Italiano com a frase do mês “aqua fa male, vino fa cantare!” e pastas/pizzas po jantar. A turismo cultural foi mais fraca, no entanto ainda vimos umas peças pré-históricas!
Dos mais antigos e bem conservados templos gregos situados em Sellinunte, costa Oeste da Sicília:
Chegados a Malta pelo ferry, deparamo-nos com o ambiente que menos queriamos: pessoas a mais, carros, publicidades por todo o lado com as luzes estontenates a entrarem pela retina a dentro e prédios bem altos na periferia da Ilha. Apesar de tudo, a chegada a Valletta (capital) é fenomenal, pois sente-se a história daquele tão pequeno país que por se localizar numa zona geograficamente estratégica, pertenceu a muitas nações e que se transformou num Algarve a dobrar em época de Verão. Tragédias à parte, o objectivo era completar 6 ETCS, chamados “summerschool”. Este consistia em desnvolver um projecto de investigação à escolha (dentro dos tópicos e meios providos pela Ilha e devida Universidade). Deu algum trabalho a arrancar, mas em 10 dia não se esperava muito. Para os mais curiosos, calhou-me o grupo que iria analizar a variação metabólica através de medição de Oxigénio consumido pelos Blennideos quando espostos a differentes salinidades e temperaturas (habitantes de pequenas poças em intertidais rochosos). Relatório feito e apresentação do projecto efectuado com sucesso, deu-se por terminado o programa académico e estava na hora de voltar à Bélgica. Uns podem pensar que andamos para lá uns quantos estudantes a fazer snorkeling e sim, até andamos, mas como técnica de amostragem (1/4 doprojecto), mas havia horas rigorosas e trabalhos de casa nas horas vagas. No entanto, ainda deu pa conhecer bem a Ilha. Lagoa azul, ilha de Cominos, Malta:Cheguei na passada quinta-feira, dia que ainda decorria o festival de Gent, que consegue juntar em 10 dia 2milhões de pessoas, por causa dos seus 10 palcos de acesso grátis espalhados pela cidade. Terrakota foi um dos concertos que vi, mas realmente esta gente não sabe festejar como deve de ser!No fundo, tive umas férias bem simpáticas e disso não me posso queixar depois de ter sofrido o Inverno rigoroso Belga que dura tempo demais...e ainda presiste!
O que vem:
Uns já sabem, mas iremos ficar em Gent até ao final do mês de Agosto a trabalhar e de seguida partiremos para terras francesas com rumo a Oviedo, Espanha. Entretanto, se alguém estiver pelo caminho ainda nos podiamos encontrar para beber uma garrafa de vinho francês.
Creio ter deixado novidades para mais uns tempos.
Que todos passem um Verão fixe!
Aquele abraço
Sidónio

3 comentários:

  1. bem vi que n vais ter umas ferias mt longas... mas pelo menos... parecem-me umas boas ferias.....
    lolololol vi primeiro o teu post do suposto 100tesimo post, mas esse ja é o 101! lolol com este fizemos o 100!
    Portanto a barreira está quebrada, para que a 2ª centésima venha-se a criar!
    Um grande abraço e até qq dia!
    Ciao!

    ResponderEliminar
  2. Sidónio: por uns instantes pensei k tivesses no meu alentejo, tal como disseste Sicilia parece com o Sul de Portugal....epa bem nice, todas essas viagens em trabalho obviamente...e parabens ao nosso blog....100.... muito bom

    ResponderEliminar
  3. que bela vida vais levando meu amigo! aproveita bem!! deixo aqui também os parabéns para o nosso blog, 100 posts!! finalmente alguém chegou-se à frente e tratou disso, depois de tanta discussão...
    Tamos todos de parabéns, venham mais 100 malta!!! abraço

    ResponderEliminar